Single Blog Title

This is a single blog caption

Astro de Reacher fala sobre assumir um papel que já foi de Tom Cruise

Há várias décadas Hollywood apresenta ao público os chamados “heróis de ação”: aqueles personagens robustos, que resolvem grande parte dos problemas com a força física e, no geral, não são tão profundos quando se trata de sentimentos. Felizmente, tais protagonistas estão ganhando nuances nos últimos anos, e é isso o que acontece em Reacher, nova série do Amazon Prime Video que adapta os livros de Lee Child.

A premissa da história é simples: Jack Reacher é um investigador veterano que está começando a viver como civil. Vagando pelos EUA, ele termina na pequena cidade de Margrave, onde é acusado de assassinato. No entanto, embora não confie nele, a polícia local percebe que suas habilidades podem ajudar a descobrir uma conspiração muito maior.

Durante uma coletiva virtual realizada recentemente, o protagonista Alan Ritchson afirmou ao NerdBunker que toda a humanização do personagem foi planejada pela equipe, especialmente com cenas de flashback que mostram como Reacher se tornou quem é.

“O fato da série mostrar a infância do personagem e sua família nos dá a oportunidade de se importar com ele. Humanizar esse personagem era um objetivo.”

Imagem de Reacher
Reacher chegando na cidade de Margrave

Para Nick Santora, showrunner da série, foi muito importante ter a participação do autor Lee Child nas decisões. Segundo o produtor, todas as escolhas sobre Reacher foram aprovadas pelo criador do personagem, e isso tornou a história mais fiel aos livros:

“Lee Child criou um personagem incrível em Jack Reacher, e queríamos trazer todas as diferentes camadas que ele colocou nos livros – e algumas dessas camadas são bem sutis. Então a equipe quis assegurar que tudo estava sendo coordenado por Lee. Tentamos tudo que ele concordou e sentiu que era fiel. E Alan é muito talentoso, então ele sempre foi excelente.”

Ainda que humanizar o personagem tenha sido prioridade, uma das partes mais interessantes de Reacher é como a produção mescla cenas emotivas com sequências de ação – incluindo momentos bem gráficos. De acordo com Santora, algumas cenas mais pesadas foram colocadas na série para ressaltar como o protagonista segue seus instintos em momentos de tensão:

“Queríamos ter um equilíbrio entre as sequências de luta, pelas quais Jack Reacher é famoso, e outros momentos em que apenas observamos Jack Reacher. É como aqueles cientistas que vão para a floresta e observam os animais de longe, para ver quem eles são quando acham que ninguém está olhando [risos]. Olhar Reacher é dessa forma, porque ele é um animal único. Não há ninguém como ele. Então queríamos dar aos espectadores uma oportunidade de ver como Reacher interage com certos tipos de pessoas e situações.”

Reacher para novos e antigos fãs

Imagem de Jack Reacher
Tom Cruise como Jack Reacher

Para quem gosta de filmes de ação, o nome Jack Reacher remete aos filmes de 2013 e 2016, protagonizados por Tom Cruise. Com o terceiro longa da franquia cancelado, a equipe do Amazon Prime Video teve o desafio de escolher quem seria o novo Reacher. O papel acabou nas mãos de Alan Ritchson, lembrado recentemente pelo papel de Hawk na série Titãs.

Segundo o showrunner Nick Santora, vários atores fizeram bons testes para o papel principal, mas a escolha por Ritchson foi unânime:

“Eu nunca estive na mesma sala com o Alan [risos], nunca apertei sua mão ou o conheci pessoalmente. Tudo foi pelo Zoom, por conta da pandemia. Mas o sentimento de encontrar Alan foi de empolgação. E alívio, por termos encontrado um ator para ser o Reacher. Como eu disse, vários profissionais muito talentosos fizeram testes, e entregaram ótimas leituras. Mas quando Lee Child viu Alan Ritchson, o rosto dele se iluminou.”

Questionado sobre a pressão de assumir um papel que já foi de Tom Cruise, Ritchson revelou um lado humilde e disse ser muito fã do ator – com o qual prefere não se comparar:

“Parece injusto eu ser citado na mesma frase que o Sr. Cruise. O legado dele é muito maior do que o meu. Eu sou a parte menor quando somos citados juntos. Cresci assistindo tudo o que ele já fez, e queria ser como ele, ter a mesma paixão que ele coloca em seus personagens. Ele é uma lenda, então não acho que posso me comparar. Ele é um ícone, que sempre estará em um pedestal na minha mente. Dito isso, aqui tivemos a oportunidade de voltar aos livros e ser o mais autêntico possível. Todo mundo queria um recomeço, para ver se era possível honrar o que está nas páginas.”

Pôster de Reacher
Pôster de Reacher com Alan Ritchson

Além do legado dos cinemas, Reacher estreia com o objetivo de agradar aos fãs dos livros. A primeira publicação, em que a temporada é inspirada, foi lançada em 1997 e, desde então, a franquia só aumentou, com o 26º livro lançado em outubro de 2021.

Como dito acima, o autor Lee Child teve um papel importante no desenvolvimento da primeira temporada, e uma de suas preocupações foi lançar uma série que fosse boa para todos os fãs, antigos e novos:

“Havia uma ambição sobre isso. Há uma quantidade enorme de pessoas que não leram os livros, então precisávamos satisfazer as duas partes. A ideia era deixar os fãs dos livros felizes, e apresentar aos novos fãs uma grande temporada de série de TV. Nós nunca tentamos satisfazer apenas um público, sempre é uma mistura. Acho que a equipe estava muito ciente disso e eles fizeram um trabalho incrível para que todas as partes da audiência fiquem satisfeitas.”

Os oito episódios da primeira temporada de Reacher já estão disponíveis no Amazon Prime Video.

Leave a Reply